top of page
Buscar
  • Foto do escritor

Pós NRF 2023 e as tendências para o varejo em 2023


A NRF 2023 trouxe consigo uma série de tendências que estão impulsionando o mercado atual.


Se você perdeu o evento, não se preocupe, pois vamos apresentar aqui os principais pontos considerados.

Uma das principais tendências é o foco em fazer o básico bem feito, com boa organização e atendimento voltado para as necessidades do cliente. Depois de um ano de muita ênfase no metaverso, as empresas estão voltando ao que realmente importa para garantir a satisfação de seus clientes.


Outra tendência importante é a necessidade de adaptação à Geração Z, que tem uma visão de mundo e experiências distintas das gerações anteriores. Eles valorizam a sustentabilidade, a participação em projetos comunitários e o senso de pertencimento a algo maior. A confiança nas opiniões online também é um fator a ser considerado, o que requer uma presença transparente e autônoma da empresa na internet.


O retorno da valorização do supermercado de bairro é uma outra tendência que os grandes varejistas começam a aderir, oferecendo conveniência e um senso de pertencimento à comunidade local, resta saber se os grandes vão conseguir se adaptar a este formato mais personalizado. Pequenos varejistas têm uma vantagem nesse sentido, já que podem oferecer um atendimento mais personalizado e envolvimento com a comunidade em comparação aos hipermercados ou grandes redes.


O digital é fundamental, mesmo para aqueles que vendem apenas em lojas físicas. A presença online é uma vitrine que pode atrair novos clientes e fortalecer a identidade da marca. É importante garantir uma jornada do cliente integrada e híbrida, com experiências de compra memoráveis ​​em todos os pontos de contato, seja na loja física ou no ambiente digital. É necessário treinar os colaboradores para oferecer atendimento de qualidade em ambos os canais e responder rapidamente às mensagens digitais.


Por fim, a loja física, em muitos casos, torna-se um embaixador da marca, indo além de um local de venda e se envolvendo em um ponto de reforço da identidade da empresa. Nesses ambientes, os clientes visitam para se divertir, aprender, testar, simplificar, aproximar, revender ou se engajar com a marca, e não apenas para fazer uma compra. É importante lembrar que não se trata do que você deseja oferecer, mas sim do que o cliente deseja receber.


Para estabelecer um vínculo duradouro com seus clientes, é preciso se comunicar e se conectar mais com eles, criando uma comunidade em torno da sua marca. Tentar ser tudo para todos pode levar ao fracasso, é importante encontrar o seu público-alvo e criar uma comunidade em torno deles.


Se você quer se manter atualizado sobre as tendências do varejo, acompanhe nosso blog e redes sociais (@supermidia.digital). E quais dessas tendências você pretende seguir em sua loja?



2 visualizações0 comentário
bottom of page